fundo
Newsletter
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor
HomeHome > Informativos
Destaque
Informações Gerais Sobre o Aparecimento de Algas nos Garrafões de Água Mineral
clique para ampliar
clique para ampliar

É muito comum o aparecimento de algas em garrafões de água mineral, mesmo fechados e lacrados. Isto pode ocorrer basicamente devido à exposição do produto ao sol.

As algas são organismos do reino vegetal, presente naturalmente na microbiótica das águas minerais. São microscópicas, porém como todo organismo fotossintético, utiliza a luz solar para produzir nutrientes orgânicos e se reproduzirem.

Na presença de luz solar inicia-se o processo de fotossíntese e com ele a produção de clorofila, que é responsável pela cor verde das algas, seu desenvolvimento pode ser rápido ou lento, dependendo de sua exposição e concentração.

Essas algas são patogênicas, ou seja, não causam doenças ou distúrbios no organismo humano, porém seu aparecimento altera as características organolépticas da água.

Para evitar seu aparecimento, deve-se tomar dois cuidados simples, porém eficazes, com os garrafões:

Exposição ao sol: Nunca exponha os garrafões ao sol, mesmo vazio;

Higiene: Faça sempre a limpeza dos garrafões antes de colocá-los em uso e também faça limpeza com freqüência no bebedouro, é comum a formação de biofilmes de colonização nas tubulações dos bebedouros. Também cuide para não deixar vestígios de material de limpeza.

As algas estão presentes em todas as águas minerais naturais, porém a sua visualização pode ser evitada, desde que se tome cuidados bastantes simples, desde o seu envase, transporte, armazenamento, distribuição e até mesmo o seu consumo.

Data Publicação: 21/12/07
Fonte: Genuína